O Monitriip é um Sistema de Monitoramento do Transporte Rodoviário Interestadual e Internacional Coletivo de Passageiros, disciplinado por meio da Resolução nº 4.499, de 28 de novembro de 2014, estabelece padrões para a coleta, armazenamento, disponibilização e envio de dados que possibilitem o acompanhamento tempestivo da operação dos serviços de transporte, o qual é fundamental para a gestão do setor e o aprimoramento da atuação da Agência na qualidade dos serviços outorgados.
O Monitriip tem como objetivo a efetiva constatação das viagens realizadas pelos serviços sob regime de fretamento, que possui características intrínsecas que o diferenciam do serviço regular – viagens em circuito fechado com relação de passageiros fixa – que devem ser atendidas para não concorrer com os serviços regulares delegados, bem como a possibilitar o conhecimento da dinâmica do transporte rodoviário de passageiros e contribuir para aumentar a segurança e a qualidade dos serviços prestados.
(Fonte: ANTT)
Como obter o Monitriip
Toda empresa de transporte é responsável pela aquisição, implantação e manutenção do equipamento necessário para o sistema, bem como pela coleta, armazenamento, disponibilização e envio dos dados para a Agência. Para isso, a responsabilidade é da empresa que deverá buscar pela melhor solução e vincular sua operação no Portal Monitriip. Apenas empresas credenciadas podem fazer esse vínculo, que indica a autorização para transmitir dados de suas viagens.
A solução GFB Triip foi projetada com o sistema GSM/GPRS e é específica para gestão de ônibus que forneçam serviço de fretamento. Utilizamos a tecnologia mais avançada para gestão logística, redução de custos e maior eficiência na operação.
A GFB é fornecedora de toda inteligência do Hardware e Software, e também certificada à ANTT para atender as normativas do sistema MONITRIIP. Nossa solução permite o encaminhamento de todos os dados de rastreamento do transporte para o MONITRIIP. Além disso, permite também o monitoramento em tempo real do tráfego e do trajeto, controle da abertura das portas, os eventos ligados a viagem, a jornada de trabalho do motorista e a necessidade de manutenção do veículo com os seguintes recursos:
Para fazer o download completo da tabela de comparativos GFB, clique nos links abaixo:
Funcionalidade de Hardware
Funcionalidade de Software
Grupo de Relatórios Disponíveis | Informações em Relatórios disponíveis
*Mediante aquisição de acessório.
Os veículos devem possuir equipamentos embarcados que registrem dados de velocidade, tempo e localização do veículo.
A empresa de transporte deverá manter os controles e equipamentos necessários para o registro da jornada de trabalho, além de registrar cada acionamento da ignição ou troca programada de condutor, o motorista em serviço deverá se identificar por algum dispositivo eletrônico.
O subsistema também deverá obrigatoriamente, emitir alerta enquanto o condutor não for identificado ou quando ultrapassar os períodos de trabalho.
O subsistema embarcado conterá interface para entrada de dados, a qual deve permitir ao operador fazer escolhas de dados pré-registrados e cadastrar os dados da viagem.
A cada parada não programada do veículo com abertura de porta, o operador deverá indicar o motivo gerando um registro de dados.